Secretaria de Agricultura de Ipirá ressalta prazo final de vacinação contra febre aftosa até 31 de maio

A Secretaria de Agricultura de Ipirá reforça a importância da vacinação contra a febre aftosa e destaca que o prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio. A campanha de vacinação é fundamental para garantir a sanidade dos animais e a preservação da pecuária local.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, ovinos, caprinos e suínos, causando graves prejuízos econômicos e riscos à saúde pública. A vacinação é a principal estratégia de controle e prevenção dessa enfermidade, sendo obrigatória para todos os produtores rurais.

A Secretaria de Agricultura destaca que a vacinação deve ser realizada por todos os criadores, independentemente do tamanho do rebanho, e reforça a importância de cumprir o prazo estabelecido. Além disso, é fundamental seguir as orientações técnicas, como o armazenamento correto da vacina e a aplicação adequada de acordo com a faixa etária e espécie animal.

A fiscalização e o acompanhamento da vacinação são realizados pelas autoridades sanitárias do município, em parceria com órgãos estaduais e federais. É essencial que os produtores mantenham os registros atualizados e estejam em conformidade com as normas estabelecidas.

Os criadores devem cumprir o prazo estipulado e vacinem seus animais contra a febre aftosa até o dia 31 de maio. Essa ação é fundamental para a proteção do rebanho, a saúde pública e o fortalecimento da pecuária no município.

Contar com um rebanho saudável é responsabilidade de todos. Faça a sua parte e contribua para a manutenção da sanidade animal em Ipirá. Não deixe de vacinar seus animais contra a febre aftosa e assegure o futuro da pecuária local.