Prefeitura de Ipirá convida a população para mais um mutirão contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza nesta semana quatro novos mutirões para eliminar criadouros do Aedes aegypti em áreas onde há risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O primeiro ocorreu nessa segunda-feira (10/12), das 8h às 11h, quando agentes de saúde visitaram casas e comércios do bairro 20 de Abril.

O segundo está marcado para esta terça-feira dia 11, no mesmo horário, nas imediações da Virgildásio Sena. De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dois mutirões as visitas casa a casa, feitas pelos agentes, terão o apoio de um caminhão. A ação prevê o recolhimento de todo e qualquer tipo de recipiente que possa juntar água e não seja utilizado pelos moradores, além de entulhos e outros materiais.

O terceiro vai acontecer na quinta-feira dia 13 de dezembro, no mesmo horário, nos bairros Centro e Morro da Alegria. Os agentes de endemias e outros profissionais de saúde estarão concentrados no Centro Cultural Elofilo Marques e em seguida sairão pelas ruas dos bairros agindo, juntamente com a população, no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para fechar o mutirão “Aedes na Mira – Ipirá 2018”, na próxima sexta-feira, 14/12, haverá uma grande força tarefa no bairro Monte Belo. De acordo com o agente Silvio Freitas, o Monte Belo enfrenta um dos piores números relacionados a presença do mosquito na área. Foi constatado que o bairro é considerado uma área de risco, por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). O bairro aparece com 5,9%.

As ações durante a semana servirão para recolher principalmente pneus velhos, latas, garrafas e vidros espalhados em locais a céu aberto. Dentro de casa, os agentes de saúde voltarão a orientar os moradores para que evitem água parada em pratinhos de vasos de plantas e mantenham a caixa d’água sempre coberta, evitando que se tornem criadouros para a fêmea do mosquito da dengue.

Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura Municipal de Ipirá