Prefeitura de Ipirá convoca população para o dia D contra a pólio e o sarampo

A Prefeitura de Ipirá, através do gestor municipal convoca a população a participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. No sábado (18) será o dia D da campanha, que tem objetivo de vacinar 95% do público-alvo, composto por crianças de 1 ano a menores de 5 anos.
A Prefeitura de Ipirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste sábado (18/08), o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização acontece das 8h às 17h nas unidades básicas de saúde que estarão abertas, exclusivamente em função desta ação. Vale destacar que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.
A campanha, que vai até o dia 31 de agosto em todo o país, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Em Ipirá, além da programação especial para o Dia D, neste sábado, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, nas unidades de saúde.
Confira a lista das unidades de saúde do Município que funcionarão no dia D:
USF Jaguarão
USF Porte II
Unidade Básica de Saúde
Todas as Unidades de Saúde da Família
Sarampo
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.
Pólio
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Prevenção
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.
Prefeitura Municipal de Ipirá
Orgulho de viver aqui