Prefeitura de Ipirá detalha mudanças no atendimento da UPA devido ao coronavírus

A Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população ipiraense, mudanças adotadas no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, devido a situação de proliferação do coronavírus em todo o mundo. As mudanças adotadas na UPA e determinadas por meio de Decretos Municipais, seguindo recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, visam evitar aglomerações de pessoas dentro da unidade de saúde.

Confira o comunicado do diretor da UPA de Ipirá, Whanderson Carvalho:

“COMUNICADO a toda população Ipiraense, estou aqui hoje enquanto diretor da UPA, para vos informar que conforme decreto municipal e orientação da OMS, a partir de hoje (quarta-feira, 25/3) a nossa unidade estará com uma equipe externa na frente da UPA para realizar a classificação de risco dos pacientes, fora da unidade para evitar assim aglomerações de pessoas dentro da unidade e, assim proteger nossos pacientes internados e em atendimento assim como nossa equipe, conforme portaria de 19/03 a UPA só está realizando atendimentos de urgência e emergência como:
-Parada Cardio Respiratória.
-AVE / DERRAME
– INFARTO / DOR NO PEITO
– ANAFILAXIA
– FALTA DE AR INTENSA ( DISPNEIA)
-PICADA OU MORDIDA DE ANIMAIS VENENOSOS
– INTOXICAÇÃO
– ACIDENTES DE CARRO OU MOTO
– FERIMENTO POR ARMA DE FOGO OU ARMA BRANCA
– POLITRAUMAS (FRATURAS )
– QUEIMADURAS
– TENTATIVA DE SUICÍDIO.
Estas medidas visam evitar que pacientes eletivos procurem a UPA para atendimentos que podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde da Família, como por exemplo:
– CONSULTAS DE ROTINAS
– DOR DE GARGANTA
– DOR DE CABEÇA ( CEFALEIA )
– UNHA ENCRAVADA
– DOR DE OUVIDO
– VOMITO E DIARREIA
– INJEÇÕES
– CURATIVOS
– RETIRADA DE PONTOS
– RENOVAÇÃO DE RECEITAS
– TROCA DE SONDA.
Assim evitamos que paciente eletivo adentre a unidade podendo se contaminar ou levar contaminação a equipe e pacientes, estamos passando por um momento muito difícil, onde precisamos nos unir para o bem de todos, a secretaria de saúde e toda sua equipe, junto ao nosso Gestor na pessoa de Dr Marcelo Brandão estamos lutando para evitar a proliferação desse vírus (covid 19)  – o coronavírus no nosso município, porém precisamos da compreensão e ajuda de toda população. Aqui também gostaria reforçar a necessidade extrema da população se manter em casa, evitar aglomerações, sair apenas por necessidade inadiável, sempre lavar as mãos. Lembrando que quem apresentar sinais Gripais (febre, tosse, coriza ) entrar em contato com a vigilância epidemiológica no contato (75) 3254-1788. E manter-se em isolamento em domicílio, procurar as unidades de saúde se apresentar falta de ar ou febre alta persistente. Agradeço a compreensão de todos e vamos continuar em casa que juntos iremos passar por essa pandemia, momento que nunca vivemos e de grande preocupação”.

Prefeitura Municipal de Ipirá – Orgulho de Viver Aqui

Ascom PMI