Clima

O clima do município é semi-árido com chuvas entre os meses de fevereiro a abril. PLUVIOSIDADE ANUAL Média: 754mm, mínima 157mm é máxima 1560mm. Sua área está inserida no polígono das secas, por isso, sujeito a longos períodos de estiagens.

Com clima semi-árido e sofrendo longos períodos de estiagem, o município esta inserido na área conhecida como Polígono das Secas. As áreas oficialmente reconhecidas como de ocorrência comum de secas no Nordeste foram delimitadas em 1936. Foi resultado de estudos do Governo Federal que procurava integrar o território nacional, criando politicas de desenvolvimento e diminuição das desigualdades regionais no Brasil. O clima semi-árido é marcado por grandes períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano, com precipitação pluviométrica anual de 300mm e 800mm. A temperatura média anual de Ipirá é de 24,2ºC, com amplitude térmica anual média de 9,05ºC.

O clima do município de Feliz é temperado, com temperaturas que oscilam entre 5ºC até 39ºC, sendo que a média é de 20ºC.

A sua hidrografia é assim desenhada: Ipirá pertence à bacia Hidrográfica do Paraguaçu, tendo como RIOS e RIACHOS principais: Riacho do Sossego, Riacho do Jacaré, Riacho da Gameleira, Rio Capivari, Rio do Peixe e Rio Cairu.

Demografia

POPULAÇÃO – 65.000 habitantes.

ÁREA – 3.042 km²

GENTÍLICO – Ipiraense