Prefeitura de Ipirá lança campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata

Após as ações do Outubro Rosa que consistiram em chamar a atenção das mulheres no combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha Novembro Azul, voltada ao público masculino, para levar informações sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Além disso, os objetivos da campanha são a sensibilização da população quanto aos malefícios da doença, bem como os métodos preventivos.

A campanha Novembro azul é uma ação para conscientização realizada por diversos entes, dirigida a toda sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à saúde do homem.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são maiores nos países desenvolvidos.

A DOENÇA

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

CAMPANHA NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE IPIRÁ:

O Novembro Azul é o Mês Internacional de Combate ao Câncer de Próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, um em cada 6 são acometidos. Por isso, a prevenção através do exame de próstata é de suma importância, principalmente por se tratar de uma doença assintomática. A grande maioria dos homens ainda é resistente aos cuidados com a saúde, sobretudo, a este tipo de exame. Porém, a conscientização serve de alerta e já apresenta resultados significativos. A Prefeitura de Ipirá apoia e incentiva essa causa.

Assessoria de Comunicação – ASCOM PMI